:: Santa Tereza ::

Associação do Bairro

Bares & Restaurantes

Bazares & Presentes

Buffets

Colégios & Escolas

Dinheiro

Diversão & Lazer

Diversos

Eletricidade Para Casa

Esoterismo

Farmácias e Drogarias

Fast-Food

Festas & Eventos

Informática

Lacticínios

Lavanderias

Locadoras Vídeos/Dvds

Material de Construção

Medicina Alternativa

Mercearias

Moda & Vestuário

Motos & Automóveis

Padarias & Lanchonetes

Papelarias

Pet Shop

Saúde

Segurança

Serviços Para a Casa

Sorveterias

Supermercados

Transportes

Turismo

:: Canais ::
:: Classificados
:: Dicas de Turismo
:: Esporte
:: Empregos
:: Jornais e Revistas
:: Lazer
 
GUIA SANTA TEREZA

 

ANEMIAS 


A anemia é uma doença do sangue caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos, ou mais precisamente. da quantidade de hemoglobina presente nesses glóbulos. A hemoglobina é uma proteína muito importante do sangue, pois é ela que contém o ferro e o oxigênio necessários para alimentar os tecidos do corpo. Portanto, quando há diminuição dos glóbulos vermelhos ou da hemoglobina, os tecidos começam a receber uma quantidade inadequada de oxigênio e não conseguem trabalhar normalmente.

CAUSAS

Existem várias causas de anemia, cada uma levando a diferentes alterações nas células do sangue, mas no final os sintomas são sempre os mesmos.

A causa mais comum é a falta de ferro, tanto devido a uma dieta pobre deste metal quanto a uma perda intensa de sangue, como ocorre nos traumas ou nas menstruações abundantes. Também pode ocorrer naquelas pessoas com úlcera ou problemas intestinais, que levam à perda de sangue pelo vômito ou pelas fezes.

Algumas pessoas apresentam perdas constantes de sangue, muitas vezes não detectadas, como é o caso de pacientes com câncer de rim e intestino, levando a uma anemia crônica.

Outra causa de anemia é a falta de vitamina B12, seja por falta de ingestão de alimentos que a contenham (como nos vegetarianos) ou por defeito na absorção da vitamina, conhecida como Anemia Perniciosa.

Os alcoólatras são muito propensos à anemia por deficiência de ácido fólico, tanto pela falta de ingestão do mesmo quanto pela dificuldade em absorvê-lo.

Outras vezes, a anemia é causada por um problema hereditário, em que há alteração genética na produção de hemoglobina. Como consequência, é fabricada uma hemoglobina alterada, que é logo destruída no sangue. Entre as doenças que podem causar esse problema estão a Talassemia e a Anemia Falciforme.

Em alguns casos, há destruição dos glóbulos vermelhos sem causa aparente, sendo que o próprio corpo começa a destrui-los. É a chamada Anemia Auto-imune.

Até mesmo medicamentos podem causar destruição dos glóbulos vermelhos, levando à anemia, como as drogas anticancerígenas e outras.

Algumas vezes, o problema está na formação dos glóbulos vermelhos pela medula óssea. É o caso da Anemia Aplástica, onde há falta das células que iriam dar origem aos glóbulos vermelhos. Pacientes com problemas de insuficiência renal sofrem de anemia devido à falta de um importante hormônio chamado eritropoetina que é normalmente produzido pelos rins e estimula a produção das células vermelhas do sangue.

SINTOMAS


O mais comum é a pessoa apresentar palidez bem evidente nas mucosas, principalmente nas pálpebras dos olhos. Também há fadiga, fraqueza, cansaço fácil ao se exercitar, sensação de tontura e desmaio, falta de ar. Alguns pacientes apresentam falta de apetite, o que piora ainda mais a situação. É muito comum o paciente se queixar de palpitação, pois o coração bate mais rápido para compensar a falta dos glóbulos vermelhos no sangue.

DIAGNÓSTICO


O diagnóstico é feito através do exame de sangue, tanto na contagem dos glóbulos vermelhos como na dosagem de hemoglobina. Também pode-se fazer outros exames de sangue para detectar alterações da hemoglobina. Também é útil fazer exame de fezes e urina para detectar se há perda de sangue pelo intestino ou pelos rins.

Em casos mais severos, é bom fazer exame da medula óssea, para ver se a produção de sangue está normal ou não.

TRATAMENTO


O tratamento em geral baseia-se na causa da anemia. Quando o problema é falta de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico, basta suplementar esses elementos na dieta ou através de comprimidos. A absorção de ferro é ainda melhor se for adicionada vitamina C ao tratamento.

Nas anemias severas, pode ser feita transfusão de sangue. Nos casos de anemia auto-imune, pode-se usar drogas imunosupressoras para melhorar os sintomas.

Casos hereditários em que há destruição acentuada dos glóbulos, o tratamento se baseia na retirada do baço, pois é ele o causador da destruição.

PREVENÇÃO


É muito importante ter uma dieta rica em ferro. Para isso, é necessário comer alimentos como carne de vaca, peixe, frango e gema de ovo. Os grãos como soja, feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico, são muito ricos em ferro. Verduras são também essenciais, principalmente espinafre, brocoli, couve e outras verduras com folhagem verde mais escura.

Mulheres grávidas precisam aumentar a ingestão de ferro, para poder gerar uma criança bem sadia.


 

 


Veja como você pode anunciar e fazer parte do guia comercial, ter seu nome para todo o mundo saber o que você faz e onde você está.

A partir de R$ 150,00 semestrais você pode fazer parte do
 Guia Santa Tereza
Anuncie - Sua empresa  merece !



Melhor visualizado com Resolução de  800x600 - Todos os direitos Reservados