:: Santa Tereza ::

Associação do Bairro

Bares & Restaurantes

Bazares & Presentes

Buffets

Colégios & Escolas

Dinheiro

Diversão & Lazer

Diversos

Eletricidade Para Casa

Esoterismo

Farmácias e Drogarias

Fast-Food

Festas & Eventos

Informática

Lacticínios

Lavanderias

Locadoras Vídeos/Dvds

Material de Construção

Medicina Alternativa

Mercearias

Moda & Vestuário

Motos & Automóveis

Padarias & Lanchonetes

Papelarias

Pet Shop

Saúde

Segurança

Serviços Para a Casa

Sorveterias

Supermercados

Transportes

Turismo

:: Canais ::
:: Classificados
:: Dicas de Turismo
:: Esporte
:: Empregos
:: Jornais e Revistas
:: Lazer
 
GUIA SANTA TEREZA


GRIPE OU RESFRIADO ? 

Muitas vezes ficamos na dúvida se o que temos é gripe ou resfriado. Na verdade, essas doenças são bem diferentes uma da outra, a começar pelos agentes que as causam. Tanto as gripes como os resfriados são causados por vírus, mas esses vírus são completamente diferentes uns dos outros. Assim sendo, os resfriados são, na maioria das vezes, causados por uma família de vírus chamados Rhinovirus, enquanto que as gripes são causadas por outro tipo de vírus, o chamado vírus da Influenza, identificado como vírus A,B ou C.

Sintomas
Em geral os resfriados se apresentam como uma coriza, obstrução nasal, muitas vezes a garganta fica irritada, provocando tosse. Raramente aparece febre, ou se estiver presente é bem baixa. Também é raro o doente apresentar dores no corpo ou aquele mal estar geral, cansaço ou fraqueza. Por outro lado, os sintomas da gripe são bem mais intensos. Normalmente aparece febre, a pessoa tem dores pelo corpo, é comum ter mal estar e prostração. Já a obstrução nasal e a dor de garganta não são tão frequentes como no resfriado. 

Duração dos Sintomas
Normalmemte, o resfriado dura poucos dias, mais ou menos 4 a 7 dias, enquanto a gripe dura mais tempo, de 1 a 2 semanas.

Por Que Ficamos Resfriados?
Em geral, essas doenças aparecem mais nas épocas mais frias do ano. O que acontece é que o vírus da gripe e do resfriado é transmitido por via aérea. Nessas épocas, temos a tendência de ficar mais dentro de casa, com isso o vírus fica circulando no ar, encontrando a temperatura ideal para se procriar, infecctando a todos. 

Como se Prevenir
Evite ficar em locais fechados: mantenha sempre o ar circulando para que os vírus não se concentrem no local. 
Lave sempre as mãos: se possível com um antisséptico para que elimine todos os germes que possam causar o resfriado ou gripe. 
Beba bastante líquido: pode ser água pura, suco de frutas ou chás. Os líquidos ajudam a manter o corpo hidratado, além de ajudar a eliminar as toxinas que fazem mal ao nosso organismo. 
Mantenha o ar dentro de casa com uma certa umidade: o ar muito seco provoca irritação das mucosas aéreas, facilitando a penetração dos germes que provocam os resfriados e gripes. Se necessário, use um umidificador de ar nos quartos ou escritório para manter uma umidificação de ar adequada. 
Mantenha as narinas bem úmidas: se o ar estiver muito seco e não for possível umidificá-lo, pingue algumas gotas de soro fisiológico nas narinas para evitar que fiquem ressecadas e causem irritação da mucosa respiratória. 
Respire pelo nariz, não pela boca: a mucosa do nariz foi feita para aquecer e umidecer o ar que respiramos, evitando que o ar chegue frio nos pulmões. Se você respirar pela boca, o ar não recebe o tratamento adequado, causando doenças respiratórias. 
Use lenços da papel ao invés de lenços de pano: os lenços de pano acumulam grande quantidade de germes, espalhando no ar os vírus e reinfectando as pessoas. O melhor é usar lenço de papel e jogar fora após o uso. Sempre lave as mãos após assoar o nariz. 
Evite tocar o seu rosto quando resfriado: você pode espalhar os vírus para outras pessoas através de suas mãos. 
É melhor ficar em casa: se você estiver gripado ou resfriado é melhor descansar; descansando e relaxando você vai ativar o seu sistema imunológico, fazendo seu resfriado sarar mais rápido. Além disso você evita passar a doença para os outros. 
Diminua o stress em sua vida: estudos mostram que pessoas mais estressadas adoecem mais, porque diminuem as defesas do organismo. 
Viva num ambiente mais saudável: poluição diminui  as defesas do organismo, fazendo com que fiquemos doentes mais facilmente. 
Não fume: estudos mostram que as pessoas que fumam pegam mais resfriados e gripes que as que não fumam. Talvez isso esteja relacionado com o fato de que o fumo destrói a camada de proteção das vias respiratórias, principalmente os cílios, que são minúsculas estruturas que "varrem"as impurezas do ar, impedindo-as de entrar nos pulmões. 
Tenha uma alimentação saudável: comer bem ajuda a manter o corpo com uma boa resistência contra infecções. Alguns alimentos ajudam a dar maior resistência ao corpo, como iogurte, alho, gengibre, ginseng e geléia real. 
Tome vitamina C: essa vitamina ajuda o corpo a produzir o interferon, que é o responsável pela destruição dos vírus, além de ajudar a produzir os elementos de defesa do corpo. Em geral é recomendada uma dose de 60mg por dia. A melhor maneira de conseguir a vitamina C é através de frutas ácidas, como laranja, limão, morango e tomate, e verduras. Não adianta tomar grandes quantidades de vitamina C pois o corpo acaba eliminando o excesso. Estudos recentes têm mostrado que uma dose de 200mg por dia tem um efeito melhor na prevenção dos resfriados. 

Tratamento
Na verdade, não existe um tratamento específico para as gripes e resfriados. Como todas doenças virais, elas acabam sendo eliminadas sem tratamento. Porém, o que podemos fazer é aliviar os sintomas. Por exemplo, podemos fazer inalações para desobstruir as narinas, bem como ajudar a soltar o catarro da garganta e pulmões. Se for necessário, pode ser usado um descongestionante nasal, para reduzir a quantidade de muco nas narinas. Os descongestionantes orais causam vários efeitos colaterais, pois agem no corpo todo. Portanto, tem que tomar cuidado antes de tomar esses medicamntos, principalmente se você tem problemas cardíacos ou pressão alta. Os descongestionantes nasais são indicados para desobstruir as narinas, agindo rapidamente após serem pingados no nariz. O problema é que eles não podem ser usados por mais de três dias, pois podem dar um "efeito rebote" e piorar a situação. Para a tosse, é preciso diferenciar bem o tipo de tosse que está ocorrendo. Nas tosses produtivas, que são aquelas com catarro, a melhor coisa é beber bastante líquido, pois isso ajuda a eliminar mais fácil o catarro. Também as inalações são de grande utilidade. Já nas tosses secas, pode ser dado um antitussígeno, principalmente se a tosse impede a pessoa de dormir. Evite os medicamentos à base de codeína, pois causam muitos problemas. Não adianta tomar antibióticos. Sómente nos casos em que for confirmada uma infecção secundária, os antibióticos estarão indicados. Beba liquidos quentes, pois ajudam a eliminar o catarro. Para a febre, tome um antitérmico como aspirina, acetaminofen ou outro indicado pelo médico. Evite dar aspirina para crianças, pois pode causar Síndrome de Reye. Também esses medicamentos aliviam as dores do corpo, se estiverem presentes. 

Vacinação
Existem vacinas contra a gripe, mas nenhuma contra o resfriado. O grande problema em relação às vacinas contra gripe é que os vírus dessa doença estão mudando constantemente, por isso uma vacina que é adequada para prevenir uma gripe num ano pode não ser apropriada para o ano seguinte. Recomenda-se que pessoas mais idosas recebam a vacina, bem como pessoas imunodeprimidas, ou pessoas com frequentes problemas respiratórios, ou ainda aqueles que vivem em lugares com muitas pessoas, como nos asilos e creches. A melhor época para tomar a vacina é no outono, para dar tempo da vacina agir.

 

 


Veja como você pode anunciar e fazer parte do guia comercial, ter seu nome para todo o mundo saber o que você faz e onde você está.

A partir de R$ 90,00 semestrais você pode fazer parte do
 Guia Santa Tereza
Anuncie - Sua empresa  merece !



Melhor visualizado com Resolução de  800x600 - Todos os direitos Reservados